CHAMADA ABERTA PARA LIVRO COLETIVO: Diversidade Sexual e de Gênero para operadores do Direito
- Caio Pedra
- 7 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
A formação em Direito não prepara os juristas para a diversidade de sujeitos e vivências do mundo. Ao contrário, saímos das faculdades públicas e privadas conhecendo regras criadas para um sujeito universal que em muito pouco se aproxima da realidade. E isso fica evidente, infelizmente, quando vemos operadores do Direito requerendo, questionando ou decidindo questões delicadas e sensíveis de forma estritamente técnica, sem considerar as realidades e os atravessamentos dos fatos nas vidas dos envolvidos. Seja no interrogatório de uma criança vítima de estupro ou em um julgamento com reconhecida repercussão geral, não faltam exemplos de acontecimentos que poderiam ter sido evitados se, além de ensinar normas, as grades dos cursos de Direito se preocupassem também em ensinar sobre gênero, sexualidade, raça, classe e interseccionalidade.
Pensando nisso, a Editora Devires e os organizadores dessa obra (eu, Luiza Cotta Pimenta e Flávio Marcos de Oliveira Vaz) convidam, para compor este livro coletivo, todas as pessoas que acreditam poder contribuir de alguma forma para a formação profissional de operadores do Direito nas questões pertinentes à diversidade sexual e de gênero.
O público-alvo dessa obra serão profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação em Direito que querem suprir as lacunas de suas formações e adquirir os entendimentos básicos para um exercício justo e reflexivo de suas atuações.
Mas a chamada é aberta para pesquisadores, escritores, estudantes e profissionais de todas as áreas, bem como lideranças de movimentos sociais. Nós, organizadores, encorajamos muito a divulgação dessa chamada entre pessoas de outros estados fora do eixo sul-sudeste, que centraliza hoje as publicações nesse campo.
O objetivo da chamada é a publicação de uma obra marcada pela diversidade, que reúna debates, fomentações de conhecimentos e conteúdos científicos e acadêmicos voltados à promoção e conscientização social dos estudantes e profissionais do Direito sobre os direitos e garantias fundamentais relacionados à diversidade do ser, com destaque para as diversidades sexual e de gênero.
O prazo para submissão já está aberto desde 28 de junho e se encerra em 16 de setembro de 2022. A publicação está prevista para 2023.
Não haverá custo para os/as autores. As informações estão no edital.
Para dúvidas, existe o e-mail: generoediversidadeparajuristas@gmail.com

Comentários