O lançamento de "Minas é Muitas" foi inesquecível!
- Caio Pedra
- há 5 dias
- 2 min de leitura
Na última quinta-feira, 04 de dezembro, vivi um dos momentos mais especiais da minha trajetória profissional: o lançamento da versão física do livro "Minas é Muitas: diversidade sexual e de gênero por juristas mineiros", que organizei junto com a Emmanuelle Rosa. Ver o Auditório da OAB-MG lotado foi uma emoção indescritível!
O evento começou às 19h no auditório da OAB/MG, e desde o início sentimos a energia incrível de todos os presentes. Esse livro nasceu de uma chamada pública da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-MG e reúne contribuições de juristas e estudantes de diversas áreas do Direito. É uma obra que dialoga com Guimarães Rosa quando ele diz que "Minas Gerais é muitas" - e é exatamente isso que buscamos: celebrar a pluralidade do nosso estado através da diversidade sexual e de gênero.
Três mesas que marcaram a noite
A programação contou com três mesas maravilhosas, todas compostas por advogados e advogadas inscritos na OAB-MG que são autores do livro. A Mesa de Abertura foi um momento muito especial, com a presença da Vice-Presidente da OAB-MG, Núbia de Paula, do Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero, Alexandre Bahia, e claro, a Emmanuelle e eu como organizadores.
Depois, tivemos dois painéis sensacionais com os autores. O primeiro painel reuniu Arleam Dias, Izabela Miranda, Ronelli Vinhal e Sara Pazzini, com mediação da Emmanuelle. O segundo painel, que tive a honra de mediar, contou com Cleisson Júnior dos Santos, Damires Rinnarly, Dandara Cardoso e Luiza Cotta Pimenta. As reflexões compartilhadas foram profundas e tocantes!
Arte, música e muito afeto
A condução do evento ficou por conta da maravilhosa Charlotte Drag, que como cerimonialista trouxe aquele clima acolhedor e cheio de energia que a gente tanto precisava. E durante o coquetel na sala multiuso, tivemos uma surpresa linda: a performance musical do Jimmy Andrade, que além de cantor e compositor também é um dos autores do livro!
O coquetel foi especial demais. Conseguimos vender TODOS os exemplares físicos que levamos - um sucesso absoluto! Foi muito gratificante poder autografar os livros, abraçar os amigos, tirar fotos e compartilhar esse momento com tanta gente querida.
Um sonho realizado
Como organizadores, eu e a Emmanuelle sempre sonhamos com esse momento. Este livro é fruto de muito trabalho, dedicação e coragem. Mais do que uma coletânea de textos jurídicos, é um manifesto vivo que registra experiências e vivências de juristas mineiros sobre diversidade sexual e de gênero. Inspirado em Guimarães Rosa e na pluralidade de Minas Gerais, "Minas é Muitas" reúne artigos científicos, ensaios, poesias, músicas e artes visuais em um enfoque interdisciplinar que reflete sobre diversidade no campo jurídico e na sociedade.
As fotos do evento estão disponíveis para download na internet. E se você ainda não baixou, a versão digital do livro continua disponível gratuitamente no site da Editora Dialética.
Muito obrigado a todos que estiveram presentes e tornaram essa noite tão especial. Minas é muitas, e essa noite provou que somos mais fortes juntos!





















Comentários