2ª Conferência Municipal das Populações Migrantes de Belo Horizonte
- Caio Pedra
- 27 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Nos dias 23 e 24 de fevereiro, a Prefeitura de Belo Horizonte realizou a 2ª Conferência Municipal das Populações Migrantes, um evento que vem sendo organizado por uma comissão paritária desde agosto de 2023 e reuniu 244 pessoas ao longo dos 2 dias para discutir as pautas desses grupos em cinco eixos temáticos: "Direitos Humanos e Segurança Pública", "Migração internacional e direito à cidade", "Educação e Cultura", "Assistência Social e Saúde" e "Trabalho e renda".
Eu tive o desafio de dividir a coordenação desses trabalhos e a representação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) nessa comissão e estar à frente desse evento foi, sem dúvida, a experiência mais estressante e desafiadora desde que assumi (pela segunda vez) a coordenação do Sistema Municipal de Direitos Humanos em abril de 2023.
Os excelentes resultados e os feedbacks extremamente positivos das instituições parceiras, dos movimentos representados e das pessoas presentes têm sido um presente e tanto.
As propostas aprovadas nessa Conferência serão organizadas em um Relatório que será encaminhado ao Prefeito, ao Governador e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que está organizando a 2ª Conferência Nacional de Migração, Refúgio e Apatridia (COMIGRAR) e reconheceu o nosso evento como parte da Etapa Preparatória da conferência nacional.
Antes dessa experiência, eu já havia atuado como membro do Comitê Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Apátrida, ao Enfrentamento do Tráfico de Pessoas e à Erradicação do Trabalho Escravo de Minas Gerais – Comitrate/MG como representante da Secretaria de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais (SECCRI). Mas nada se compara ao aprendizado e ao contato direto que uma conferência proporciona, principalmente na esfera municipal.



Comments