Entrevista para a Rede Globo
- Caio Pedra
- 1 de jul. de 2022
- 1 min de leitura
Ainda no Dia do Orgulho, apareci na TV Globo (no Bom Dia Brasil e na programação da Globo News) como especialista em diversidade, em uma matéria sobre o aumento do número de casamentos homoafetivos em 2021 (o maior desde as decisões judiciais de 2011). Na minha fala, eu respondia à pergunta de quais podem ser os motivos desse aumento em detrimento da união estável, que é mais barata e mais rápida de fazer. E, entre esses motivos, o trecho selecionado foi justamente quando falei do valor social e sentimental que o casamento possui como meio legítimo de constituição de família na nossa cultura.
Em 2011, o STF reconheceu a existência e validade de uniões estáveis celebradas por casais homoafetivos. A partir desse reconhecimento, foi que o STJ autorizou a conversão dessas uniões em casamento civil. A luta por esse direito, então, foi longa e tortuosa. Precisou enfrentar o descaso do Legislativo e buscar decisões gradativas do Judiciário.
Como é bom saber que, 10 anos depois, esse espaço vem sendo muito e cada vez mais ocupado por famílias homoafetivas. Que notícia boa nesse Dia do Orgulho LGBTQIA+!
O link para a matérias está

.
Comentários