Ouro Preto: inauguração do Centro de Referência e Acolhimento da População LGBT+
- Caio Pedra
- 11 de dez. de 2023
- 1 min de leitura
No dia 6 de dezembro, estive em Ouro Preto para a inauguração do Centro de Referência e Acolhimento (CRA) LGBT+, que é o segundo do estado (o primeiro é o de Belo Horizonte). No evento, representei o “Projeto Menos Preconceito é Mais Saúde”, da Escola de Saúde Pública junto da Fiocruz, da Fundação João Pinheiro, da UFOP e da Prefeitura de Belo Horizonte.
O Centro é responsável por atender a população LGBTQIAPN+ da sede, dos distritos e região em suas necessidades de garantia de direitos e no combate ao preconceito e às violências, sejam elas derivadas da LGBTQIAPN+fobia, do machismo, misoginia, racismo ou outros tipos de preconceitos que possam afetar a população ouropretana.
A equipe multidisciplinar de profissionais é qualificada no atendimento da população e integrante da comunidade LGBTQIAPN+. Entre os profissionais há a assistente social Ligian Lacerda, o psicólogo Rodrigo Broilo e as agentes administrativas Ashley Ribeiro e Iolanda Gabriela, sob a supervisão do diretor de Promoção Social, Victor Pinto. A equipe também integra os estagiários de serviço social Guilherme Castilho e Letícia Macedo e de psicologia Débora Marçal.
A casa conta com um espaço para intervenções artísticas, atualmente dando espaço para a obra "Solo Infértil”, intervenção artística que reflete a memória das vidas trans e a luta contra o sistema discriminatório. O CRA também recebe projetos de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto.
Os detalhes da inauguração estão aqui.

Comments